Conheça sobre seu Alicate Mundial

Alicate Mundial: conheça o seu!

Você comprou ou está pensando em adquirir um Alicate Mundial? Então leia este guia para resumir todas as suas dúvidas e garantir maior satisfação com o seu produto. Confira!

O Alicate Mundial para corte de cutículas é fabricado em Carbono Niquelado (que evita o desgaste e a corrosão) e Inox (além de inoxidável e resistente a corrosão, possui polimento especial para garantir um melhor acabamento e durabilidade).

Obs.: ambos materiais recebem um tratamento térmico, que garante maior resistência do fio.

As molas do Alicate Mundial são feitas com materiais de alta resistência, próprias para movimentos repetitivos de abre-fecha de até 100 mil ciclos. Por se tratar de uma mola giratória, é preciso ter um maior cuidado na hora de armar e desarmar o produto para uso, pois o encaixe errado pode acelerar o desgaste natural da mola, rompendo-a ou trincando-a. Ao ver que a mola encontra-se desgastada, recomenda-se a troca da mola e do parafuso por um agente afiador oficial.

Ou torne-se um agente afiador oficial com o Curso de Afiação de Alicates, presencial ou EAD.

É importante ressaltar que o Alicate Mundial foi projetado para remover cutículas através de seu corte contínuo e progressivo. Desenhado para cortar ao toque inteiro das lâminas, ele ocorre inicialmente na ponta, gerando uma pequena passagem de luz ao longo do fio e, que com uma pequena força de fechamento, se extingue – gerando um corte suave e preciso.

Formação do Alicate Mundial

A lateral do bico do Alicate Mundial, também conhecida como “mandíbulas”, o comprimento das lâminas e a espessura da ponta são importantes para que, durante o processo de corte, o (a) profissional possa posicionar o alicate entre a unha e a cutícula, mantendo uma boa visão, segurança no movimento e conforto para manuseio, bem como para o cliente. Já a mandíbula interna é fundamental para um bom corte, pois combinando um bom acabamento interno das lâminas, garante facilidade na remoção das cutículas, evitando o acumulo de resíduos, que dificulta o processo.

A caixa central do Alicate Mundial é importante para garantir precisão no corte de cutículas, ou seja, o “caminhar” do produto ao longo da atividade. Para o corte ocorrer de forma leve e sem obstrução, a caixa deve estar ajustada e o eixo livre de deformações.

Acabamento

Para garantir uma maior durabilidade do Alicate Mundial, o acabamento – além da estética e embelezamento, é o responsável direto pela proteção contra oxidação.

  • Alicate Mundial em Aço Carbono: tem sua superfície revestida de uma camada protetora de níquel, que o torna liso e brilhante, além de resistente a corrosão.
  • Alicate Mundial Chrome: desenvolvido em aço carbono niquelado e cromado, visa oferecer maior resistência aos agentes químicos, proporcionando também maior durabilidade ao produto, com polimento de alto brilho.
  • Alicate Mundial em Aço Inox: o material recebe um polimento especial para evitar corrosão, produzindo uma superfície lisa e brilhante, podendo ser esterilizado em autoclave.

Esterilização e Higiene

A esterilização é o processo de eliminação de todas as formas de vida microbiana na superfície dos instrumentos, podendo ser realizado pelo calor úmido (autoclave) ou estufa (calor seco).

Vale lembrar que antes de esterilizar seu Alicate Mundial, é preciso higienizá-lo corretamente:

  1. Retire todos os resíduos com um lenço de papel descartável;
  2. Lave-o com água morna e sabão, se necessário. Utilize uma escova para retirar o resíduos.
  3. Deixe o seu alicate secar completamente;
  4. Coloque o instrumento em um saco de esterilização (nylon). Vale lembrar que a Mundial possui um saco de esterilização próprio para estufas e autoclaves.
  5. Antes de iniciar a esterilização, confira as recomendações do fabricante.

A autoclave (calor únido), somente poderá ser utilizada para alicates inoxidáveis, respeitando sempre a relação de tempo x temperatura. É recomendado realizar a esterilização entre 121ºC e 132ºC, por 30 minutos – mas isso pode variar.

A estufa (calor seco), pode ser usada para alicates carbono (niquelado) e alicates inox. Recomenda-se 2 horas de esterilização, a 170ºC.

Normas da fabricante

Se optar por outro procedimento, diferente dos descritos acima, observe as especificações da fabricante, pois determinadas reações podem causar redução da vida útil de seu Alicate Mundial.

Após a esterilização do Alicate Mundial em Aço Carbono em estufa, deve-se hidratar em água o ponto de nylon vermelho, na extremidade da mola, por 2 minutos. Este procedimento é responsável pela volta da condição de deslize do ponto.

O Alicate Mundial Inox e Carbono, após sua esterilização, é preciso hidratá-los com óleo mineral ou vaselina líquida, reduzindo o atrito e tornando os movimentos de abrir e fechar mais leves, além de inibir a oxidação.

Vale lembrar!

É importante ressaltar que ao utilizar o Alicate Mundial, não há necessidade em aplicar uma força de fechamento excessiva sobre os cabos, prolongando a durabilidade do fio. Além disso, lembre-se de colocar a ponteira protetora sempre que o alicate não estiver em uso!
Adaptado de: Mundial S.A.

 

Comentários

  • Ivalcir Cordeiro – Turvo SC
    Responder

    Alicate Mundial em Aço Carbono: tem sua superfície revestida de uma camada protetora de níquel, que o torna liso e brilhante, além de resistente a corrosão.
    Alicate Mundial Chrome: desenvolvido em aço carbono niquelado e cromado, visa oferecer maior resistência aos agentes químicos, proporcionando também maior durabilidade ao produto, com polimento de alto brilho.
    Alicate Mundial em Aço Inox: o material recebe um polimento especial para evitar corrosão, produzindo uma superfície lisa e brilhante, podendo ser esterilizado em autoclave.

    A pergunta é:

    Qual modelo de alicate se enquadra como Chrome?

    O alicate modelo 522 é aço carbono
    O alicate Modelos 777, 772, 722 é inox

    • Duarte Laser Afiações

      Ola Ivalcir, tudo bem?

      Agradecemos por sua pergunta. Os alicates chrome são do modelo 822, mas não são facilmente encontrados para a venda pois saíram de linha, ficando assim os mais conhecidos e também melhores 522 e linha inox.

      Ficamos a disposição para maiores esclarecimentos.