como cuidar do seu kit de manicure

Cuidando do seu Kit de Manicure

Adquirir um Kit de Manicure, para uso pessoal ou profissional, é uma grande responsabilidade. Manter seus materiais esterilizados e higienizados evita a propagação de bactérias, além de oferecer maior precisão no corte. Por isso, montamos um pequeno guia para você saber como manter seu kit limpo e pronto para uso, confira!

Conheça nosso curso de afiação de alicates aqui.

Se você trabalha como manicure, vale lembrar que todos os materiais precisam estar de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. Caso seu Kit de Manicure seja de uso pessoal, é importante manter sempre limpo para evitar infecções, bactérias e cortes. Leia abaixo como cuidar de cada item!

Lixa de Unha

Quantas lixas de unha você tem? É importante lembrar que esse material é descartável e possui uma vida útil limitada. Após uma série de usos, a lixa já não está mais tão áspera – o que pode significar que é hora de jogá-la fora. Por ser um item barato, é importante saber identificar o momento de adquirir uma nova, descartar a antiga e mais importante de tudo: saber conservá-la.

Uma indicação é evitar emprestar suas lixas, e se você trabalhar com o material, repor sempre que possível. Isso porque junto com o restinho das unhas, o material pode carregar fungos e bactérias para outra pessoa, além de transmitir esses organismos para outros objetos.

O que fazer para guardar então? Opte por um “porta-lixa”. Baratos e fáceis de encontrar, eles ajudam a prevenir estes micro-organismos, e ainda preservam a vida útil da sua lixa. Legal, né? Você pode encontrá-los em farmácias e feiras.

Lixa de Pé

Indispensável para quem deseja uma pele lisa, a lixa de pé (ou pedra pomes) é facilmente encontrada em mercados e farmácias. Ela é responsável por amolecer e remover a pele morta, e aí que mora o problema. Muitas mulheres guardam o material no banheiro, em prateleiras e até mesmo dentro do box, o que é contra indicado. Isso porque ambientes com temperaturas mais quentes são excelentes portadores de bactérias e fungos.

O indicado é guardar esse produto dentro de uma caixa ou necessaire, mantendo-o sempre seco e pronto para uso. Atente-se também para o prazo de validade e troque sempre que apontado na embalagem, assim você não arrisca se contaminar ou se machucar com esse produto.

Esmaltes

Pode parecer simples enfatizar isso, mas esmaltes possuem prazo de validade e não devem ser utilizados após a data limite. O problema é que o famoso “jeitinho brasileiro” faz com que a maioria dos usuários coloque algumas gotas de água naquele vidro cuja a cor não está mais a venda ou secou antes da hora.

É importante ressaltar que colocar água no esmalte pode torná-lo útil novamente, bem como deixá-lo líquido e sem brilho. Então cuidado! Além disso, opte por guardar seus vidrinhos em um lugar seco e arejado, de preferência sem empilhar um no outro, para evitar rachaduras e quebraduras.

Toalhas

Para facilitar no processo de remover cutículas, lixar e pintar as unhas, é sempre indicado utilizar uma pequena toalha, assim você evita qualquer sujeira cair no chão ou mesa de trabalho. Mas é imprescindível lembrar de lavar a toalha após o uso, pois qualquer mancha de esmalte ou acetona pode prejudicar o tecido e causar manchas difíceis de remover. Além disso, o material sem enxágue também é portar de bactérias e micro-organismos prejudiciais, portanto nada de usar a toalha de manicure como toalha de rosto e vice-versa.

Palito de Cutícula

De metal, plástico ou madeira é importante saber cuidar da maneira correta do seu palitinho. Isso porque assim como todo material, ele possui uma vida útil limitada. Os de metal, por serem mais caros, têm maior duração – seguidos pelo de plástico e o de madeira.

Há ainda quem use os palitinhos de madeira para limpar as laterais das unhas sujas com esmalte. Para tal, é importante ressaltar que seu uso deve ser exclusivo para tal, não utilizando o mesmo palito para empurrar as cutículas.

Assim como as lixas, é indicado sempre guardar seus palitos em um portador, facilmente encontrados em farmácias e mercados.

Alicates

Por fim, os alicates de cutícula são os que demandam maior atenção da sua parte. Eles precisam ser corretamente higienizados e esterilizados após cada uso. Para os profissionais, recomenda-se o autoclave, já para quem faz uso apenas em caso é possível fazer a limpeza com álcool 70, fervendo logo em seguida. Não esqueça antes de remover as sujeiras e depois de secar com uma toalha antes de guardar. Além disso, invista em protetores de ponta, que evitam a perda do fio e ainda protegem contra cortes acidentais.

Não esqueça de conferir nosso curso de afiação de alicates aqui.

E aí, gostou das dicas de como cuidar do seu Kit de Manicure? Comenta aqui!

Comentários