Escolhendo e Cuidando de sua Tesoura

Escolher o instrumento de trabalho correto pode ser o diferencial entre um negócio de sucesso e uma sucessão de problemas. Por isso, antes de investir é importante pesquisar valores, modelos e manutenção, para não ter problemas depois. Se você está buscando a tesoura ideal, esse post é pra você. Confira!

Quem trabalha com tesoura no dia-a-dia sabe da importância de um modelo com precisão e adequado para o seu trabalho, afinal, existe um material próprio para cabeleireiros, jardinagem, cozinha, domésticas e por aí vai. No post de hoje vamos abordar as tesouras desenvolvidas para salões de beleza.

Modelos de Tesouras

Atualmente, os salões de beleza e profissionais autônomos trabalham com três tipos específicos de tesoura, sendo estes:

  • Fio Laser
  • Fio Navalha
  • Fio Dentada (ou Debaste)

A Tesoura Laser é ideal para profissionais que buscam uma maior precisão em seus cortes; o modelo de Tesoura Navalha é usado após o corte de precisão, buscando leveza e possibilitando desfiar as mechas; por fim, o modelo de Tesoura Dentada é utilizado para proporcionar leveza e dar um efeito de camadas nas pontas, eliminando a impressão de chapa dos fios.

É indicado aos profissionais aderir um kit com todos os modelos de tesoura, disponíveis em diferentes tamanhos (5,5.5,6,6.5 e 7 polegadas), escolhendo os tipos que melhor se encaixarem em sua mão, levando em consideração também se o material é feito de aço inoxidável, titânio e por aí vai.

Escolhendo uma tesoura

Na hora de comprar um modelo específico ou um kit, é preciso analisar a qualidade do material. Por isso, fique atento a estes 5 pontos:

  1. Acabamento
  2. Forma (preste muita atenção se os pontos se encaixam durante o processo abre-fecha do produto)
  3. Força (observe a força necessária aplicada para abrir e fechar as pontas. Se houver esforço, não compre)
  4. Lâminas afiadas
  5. Anéis uniformes

 

Cuidando da sua Tesoura

É importante lembrar que cada tesoura tem uma vida útil, e para prolongá-la é preciso cuidar do seu material da maneira certa, por isso separamos aqui algumas dicas para você:

  1. Lavagem: indispensável para todos os modelos, recomenda-se lavar sua tesoura com água morna e sabão. ATENÇÃO: Não bata as laterais da tesoura para acelerar a secagem, isso pode danificar seu material e afetar a qualidade do corte.
  2. Secagem: é importante não deixar a tesoura secar sozinha, pois isso pode enferrujar seu material. Portanto, enxugue as lâminas com uma toalha macia e seca, evitando quaisquer danos.
  3. Lubrificação: para garantir um maior conforto na hora de trabalhar com o seu material, é importante lembrar de lubrificar sua tesoura. Para isso, abra-a em um ângulo de 90º e passe uma gota de óleo especial na junta das lâminas. Vá a abrindo e fechando, pois isso garante a eliminação de sujeiros, cabelos e produtos químicos acumulados na articulação.

 

 

 

 

E não esqueça de manter sua tesoura afiada.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso de afiação de tesouras.

Após o processo de limpeza e manutenção, guarde sua tesoura na capa ou protegida de agentes externos.

E aí, ficou alguma dúvida? Comenta aqui com a gente!

Comentários